Empresa

A Frutatlan é uma empresa fundada há mais de dez anos e está estabelecida no município de Belmonte-BA.

A empresa atua com a extração, comercialização e distribuição de polpas nativas da Mata Atlântica, especialmente do Vale do Rio Jequitinhonha.

 

Belmonte/BA

O município de Belmonte está localizado na planície preservada entre o Rio Jequitinhonha e o Oceano Atlântico, onde é possível encontrar muitos frutos da mata atlântica. Por isso, grande parte das polpas produzidas pela Frutatlan são feitas com frutas extraídas da natureza, a partir de plantios naturais de pequenos produtores familiares.

Belmonte floresceu nos bons tempos do cultivo da cacau, no final do século XIX. Em 1891, a Vila, batizada com o nome de São Pedro do Rio Grande, passou à categoria de cidade, inicialmente com o nome Belmonte do Jequitinhonha.

Dotada de infra-estrutura de apoio ao turista, Belmonte é uma cidade charmosa e conhecida como a “Capital do Guaiamum”, pois as cheias do Jequitinhonha carregam argila para os solos avermelhados das margens do rio, que adquirem a umidade propícia à abundância desses crustáceos de coloração azul.

 

Rio Jequitinhonha

O Rio Jequitinhonha nasce na região da cidade de Serro, atravessa o nordeste do Estado de Minas Gerais e desagua no Oceano Atlântico, em Belmonte, no sul do estado da Bahia, depois de percorrer cerca de 1.090 quilômetros.

Na foz do rio Jequitinhonha existem manguezais com a vegetação típica preservada, além de uma fauna riquíssima.

 

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é considerada internacionalmente como uma das áreas mais prioritárias do planeta em termos de sua diversidade biológica e grau de ameaça.

A região sul da Bahia, especialmente a faixa compreendida entre os rios Jequitinhonha e Contas, conserva a parcela mais significativa deste bioma no nordeste do Brasil, apresentando uma grande riqueza de espécies da fauna e flora, sendo considerada por diversos estudiosos como um dos principais centros de endemismo da Mata Atlântica no país.

Ficou assim evidenciada a altíssima relevância da região do sul da Bahia, particularmente a zona cacaueira, para a perspectiva da diversidade biológica. A região é tão relevante que no ano de 2000 passou a ser considerada “Sítio do Patrimônio Mundial Natural”, pela Unesco.


Frutas nativas

As espécies frutíferas típicas desse bioma são facilmente encontradas na região de Belmonte, cultivadas por pequenos produtores da agricultura familiar e retiradas de forma extrativista, ou seja, sem causar danos ambientais, sem plantios de larga escala nem uso de defensivos agrícolas prejudiciais à saúde da população.