Conheça Eunápolis

Viajar pelo litoral da Costa do Descobrimento, região cheia de valor histórico e cultural do Brasil, tombada como patrimônio pela Unesco em 1999, é sinônimo em descobrir belíssimas cidades e se deparar com as belezas dos locais.

Uma das cidades mais importantes e visitadas da região é Eunápolis, que fica localizada há quase 700km da capital Salvador. Curiosamente, é uma cidade nova em comparação às outras da região, fundada em 12 de maio de 1988, com apenas 30 anos. Inicialmente, foi idealizada como uma cidade auxiliadora ao turismo e logística de Porto Seguro, mas em pouco tempo, criou atividades, festas e possui um fluxo turístico próprio grande.

Passar por Eunápolis é perceber as belezas locais, a importância da festas religiosas e também das áreas ecológicas. Conheça algumas dicas:

 

  • Parque Ecológico do Gravatá

O Parque Eco-Cultural de Gravatá possui esse nome por abrigar o que antes era o córrego de Gravatá. Construído em 2001 em uma parceria da Prefeitura de Eunápolis com empresas, ele abriga uma diversidade de fauna e flora que encanta a todos que passeiam pelo lugar.

 

Sem falar em shows com música ao vivo ao redor do lago e recreações para crianças e adolescentes, com interações entre os visitantes e os "moradores" do Parque, claro, respeitando o bioma.

Borboletário Asas Mágicas, onde existem centenas de espécies de borboletas e um laboratório anexo, onde é mostrado aos turistas a evolução desse belo animal.

 

  • Borboletário Asas Mágicas

A cerca de 30km, na estrada rumo a Porto Seguro, está localizado o Borboletário Asas Mágicas. São 3 estufas que comportam centenas de espécies de borboletas e um laboratório anexo ao prédio.

 

Nele, é mostrado aos turistas todo o processo de evolução de uma borboleta, desde o ovo, passando pela lagarta dentro do casulo até a quebra do mesmo. Segundo dados do próprio Borboletário, cerca de 50 borboletas nascem diariamente.

 

  • Festa do Pedrão

Não, não existe um homem chamado Pedro em Eunápolis com mais de 3 metros de altura. Quer dizer, acredito que não. A tradicional Festa do Pedrão é, na verdade, em homenagem à São Pedro e ocorre geralmente ao final de junho. Em 2019, será feita a 13ª edição, que reúne milhares de turistas na cidade.

 

Além de todo roteiro e cortejo de fé dos devotos, a festa também proporciona shows e outros eventos culturais e de entretenimento, aumentando as opções de lazer para os

moradores e quem está passando na região. Sem falar que é um evento que impacta positivamente na economia da região.

 

  • Beco do Beija-Flor

Cercando Eunápolis e as cidades próximas, existem diversas trilhas ecológicas que guiam os turistas dentro da Mata Atlântica com uma riquíssima biodiversidade. Dentro do Beco, ainda há um lago que os turistas e trilheiros podem andar de pedalinho.

 

Há algumas opções ao longo das trilhas com cafés e atividades recreativas para levar os seus filhos. E claro, sabe o que tem em Eunápolis também? Tem Frutatlan! Você pode encontrar nossas polpas de suco 100% natural, com sabores típicos da região da Amazônia. Para hidratar durante o passeio nas trilhas, relaxar no Parque ou consumir bebidas saudáveis na Festa do Padrão.

 

Seja onde for, como for, vá de Frutatlan. Você pode encontrar nossas polpas de frutas na Rua Canavieiras, 52, no bairro do Gusmão.