Melhores lugares para conhecer em Belmonte

Belmonte, uma pequena cidade próxima ao litoral baiano fundada em 1764, com uma população de pouco mais de 20 mil habitantes, fica situada a 1h30 de Porto Seguro, na Bahia.

Localizada mais ao sul da Bahia, Belmonte é conhecida por suas praias como as Praia de Mogiquiçaba, do Mangue Alto e do Mar Moreno, e também pela proximidade do Rio Jequitinhonha. Essa proximidade do rio trouxe para a região uma produção variada de frutas regionais como o Cajá, a Graviola, o Cacau, o Jenipapo e a Mangaba que crescem fortes e bonitas, e geram um comércio bastante aproveitado pelos produtores da região.

Até o ano 2000, Belmonte não tinha uma estrada asfaltada que levasse os turistas de Porto Seguro à cidade e também por isso ela continua sendo uma cidade pouco conhecida por quem gosta de praia.

Uma dica interessante é fazer a viagem de barco pelos canais entre Canavieiras e Belmonte. Vale lembrar que esse passeio só costuma acontecer durante a maré alta. As paisagens são encantadoras, com uma natureza super conservada e repletas de igarapés e um manguezal denso.

Outro passeio legal que pode ser feito é para a Lagoa da Sorte ou das Cobras, localizada a aproximadamente 30 km do povoado de Cepa. Para chegar até lá é necessário sair de Belmonte pela rodovia BA-001 e viajar 19 km na direção sul, até o entroncamento com a BA-275. Daí basta entrar à direita na estrada de terra BA-275, andar mais 23 km e você chega até o povoado de Cepa.

Belmonte tem esse nome em homenagem a cidade onde Pedro Álvares Cabral nasceu em Portugal e também tem uma arquitetura interessante: prédios e casarões antigos construídos no período colonial, bem na época em que a economia cacaueira  ia de vento em popa na cidade e em Canavieiras, por exemplo.

Outro fato extremamente curioso de Belmonte é o farol da cidade, o único farol que ficam a mais de 1km do mar. Sabe por quê? Na década de 1940, o mar recuou cerca de 1.500 metros, por conta de uma mudança no curso do rio Jequitinhonha. Com isso, o farol ficou ali perdido no meio da cidade.

Dá pra fazer também um passeio de barco pelo rio Jequitinhonha. Nele, você passa por uma série de fazendas de cacau, criações de jacaré, mangues e é possível ver pássaros de todas as cores.