Frutas da Mata Atlântica

A gente sempre ouve nos noticiários sobre alimentação saudável e que frutas são essenciais para isso, porém as frutas mais procuradas geralmente vêm de fora do nosso país, que o diga a “febre do blueberry”, também conhecido como mirtilo.


Um dos mais ricos biomas de floresta do mundo, a Mata Atlântica, ainda guarda mistérios para os brasileiros, entretanto, alguns deles já foram descobertos. As frutas dessa mata são facilmente encontradas na região de Belmonte, na Bahia, cultivadas por pequenos produtores da agricultura familiar e retiradas de forma extrativista, ou seja, sem causar danos ambientais. Além disso, representam uma fonte de vitaminas e nutrientes que fazem bem à saude da população.
Veja alguns exemplos de frutas dessa região:

Mangaba - Nativa de regiões tropicais brasileiras, é fonte de ferro, cálcio, fósforo e fibras. Além disso, possui vitaminas A, B1, B2 E C e também é indicada para pessoas com diabetes, colesterol, hipertensão, entre outras.

Jenipapo - Encontrado na Mata Atlântica, o jenipapo possui vitaminas B1, B2, B5 E C. e é ótimo no combate à asma e contra enjoos durante a gravidez, além de auxiliar na prevenção da anemia.

Caju - Seu cultivo é muito comum no nordeste brasileiro, e a fruta é rica em vitamina C, sendo até 5x mais rica que a laranja. A polpa é também recomendada no tratamento de reumatismos e problemas de pele, agindo como tônico.

É possível encontrar também frutas que não são nativas, mas que se adaptaram com o auxilio do Sistema Cabruca, que permitiu a preservação da Mata, e frutas como o cacau e o cajá que são fonte de renda dos produtores, e ambas são fonte de vitaminas como:

Cacau - A polpa dessa fruta possui um composto antioxidante, a epicatequina que protege o coração e auxilia em casos de depressão. O cacau é fonte de vitaminas A, B1, B2 e C, além de fibras, glicose e sacarose que são potencialmente energéticos.

Cajá - Essa fruta pequena, comum na região nordeste, apresenta vários benefícios para nossa saúde. Ela contém altos níveis de cálcio, magnésio, potássio e é rica em vitaminas B e C.

Quer experimentar mais sabores da Mata Atlântica? A Frutatlan tem varias para você!