Fruta do mês: uva

Fruto da videira, a uva é usada há milênios tanto “in natura” quanto para produzir suco, doce, geléia, vinho e passas. Existe uma imensa variedade de uvas, todas comestíveis, saudáveis e nutritivas.

O principal nutriente presente na uva é o resveratrol, ele é encontrado principalmente na casca das uvas mais escuras. Por possuir uma quantidade importantíssima de antioxidantes, a uva é a melhor amiga do seu coração, protegendo seu sistema cardiovascular. Essa frutinha ajuda a regular a pressão arterial, os níveis de colesterol, reduz as concentrações de agentes oxidantes no sangue e melhora a vasodilatação, o que contribui para uma melhor circulação do sangue no corpo todo. Todas essas propriedades promovem uma proteção cardiovascular bastante eficaz contra complicações mais graves como a hipertensão e infarto.

A uva também protege o cérebro contra doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. O resveratrol contido na uva ainda ajuda a aumentar o fluxo de sangue para os neurônios, melhorando a velocidade da resposta mental e o desenvolvimento cognitivo.