Fruta do mês: Jenipapo

O Jenipapo é uma fruta nativa da América Tropical. No Brasil ela é encontrada na Amazônia, na Mata Atlântica e em regiões úmidas ou próximo a rios. Em guarani Jenipapo significa “fruta que serve para pintar”, pois quando a fruta está verde, solta um sumo de cor azul que é muito utilizada pelos índios.

O jenipapeiro pode chegar a 30 metros de altura, com folhas grossas, flores brancas ou amareladas e seu fruto, o jenipapo, é arredondado, amarronzado, dura quando verde e mole quando madura, sua polpa tem cheiro forte e sabor adocicado.

Muito consumido em sua forma natural, o jenipapo também é utilizado para produzir licores, xaropes, compotas, doces, sucos e vinhos. Composto por nutrientes como ferro, cálcio, vitamina B1, B2, B3 e B5, vitamina C, fibras, proteínas e fósforo, essa fruta traz diversos benefícios ao organismo.

Por ser fonte de ferro, pode ser considerado um aliado no combate à anemia, seja para prevenir a doença ou como auxílio no tratamento. O suco de jenipapo é considerado eficiente no controle das plaquetas do sangue e pode ser recomendado para pacientes que passam por tratamento de quimioterapia. Outros benefícios dessa fruta são: melhorar o quadro de doenças respiratórias, como asma e bronquite, ajudar na recuperação de inflamações intestinais, tratar faringite, diminuir enjoos na gravidez, auxiliar na recuperação dos sintomas do reumatismo e muito mais.

Apesar dos vários benefícios, o consumo do jenipapo não substitui a necessidade de consultas médicas e de exames clínicos para diagnosticar problemas de saúde.